top of page

Recital de alunos

  • Cristal Velloso
  • 26 de jan. de 2016
  • 3 min de leitura

O que considerar quando montar o recital de seus alunos?

Quase ninguém vai a um recital de alunos pela música. Vão por conta da amizade, do status, dos relacionamentos, por conta da profissão, para agradar alguém ou por entretenimento. Menos pela música!

É desafio do professor de música criar um público apreciador dessa arte. A grande maioria dos alunos não se converte em artistas, mas seria muito bom se todos eles se convertessem em público.

Para o professor de música o recital de seus alunos é um momento muito importante. Além de ser o momento de mostrar a produção do trabalho para a comunidade (pais, alunos e clientes em potencial), é um momento de diagnóstico que mostrará o que ficou retido e poderá determinar a estratégia de trabalho a ser feito nos próximos meses.

Para o aluno, o recital é um momento de viver a magia do palco, de testar sua concentração, seu controle emocional e de ver se tudo aquilo que ele estudou ficou retido e se tudo aquilo que ele pretende expressar se manifestará na tensão do momento. É um exercício do fazer artístico.

Para o público é o momento de reconhecer no palco seus filhos, parentes e amigos. Aplaudir e incentivar os estudantes a continuar o trabalho além de ser um momento de lazer.

Para a música o recital de alunos é o seleiro de treinamento de futuros artistas, da semeadura que garante a existência eterna da música enquanto arte e enquanto profissão.

Abaixo 06 sugestões para ajudar na preparação de recitais de alunos:

1- Pense no grau de maturidade dos alunos que irão tocar e avalie muito bem quem será o público que irá assistir antes de determinar o repertório.

2- Dar um nome, ou tema ao recital pode ajudar na hora de escolher as peças e também auxiliará a definir uma cenografia, luz e figurinos e os critérios que determinarão em que ordem as músicas deverão ser apresentadas. Se você não escolheu um tema previamente, relacione todas as peças que pretende apresentar e veja se existe alguma relação entre elas, talvez isso o inspire a dar um nome para a apresentação. Enriqueça o recital com imagens, poesias e informações.

3- Pense no grau de complexidade das peças e ordene-as de forma a criar um movimento ascendente para terminar num clímax. Pense em ter: uma música fácil, uma difícil, uma conhecida, uma nova, uma triste, outra alegre e uma linda e assim por diante. Sugiro também ter algo que todos os alunos façam juntos como por exemplo, cantar.

4- Para alunos iniciantes é comum usarmos exercícios curtos como números a serem apresentados. Cuidado com isso, mesmo que o exercício seja curto faça um arranjo que possa aumentar a duração da execução ( repita em diferentes alturas ou timbres, divida as frases, trabalhe em duos, trios e conjuntos e faça-os cantar).

É muito difícil para os alunos iniciantes construir uma interpretação com emoção em coisas muito curtas .Ter concentração no meio do nervosismo também é complicado para o aluno, por isso a música deve ter uma duração que o ajude a concentrar-se e a construir sua interpretação. Coisas curtas demais ou longas demais exigem alunos mais experientes quando o objetivo é trabalhar com a construção e a expressão de uma emoção.

5- Cuidado com a duração. Cronometre todas as músicas e nunca exceda 1 hora de apresentação. É melhor que todos saiam com “gostinho de quero mais”. As vezes, é melhor fazer pequenas apresentações para um número menor de pessoas , e garantir que todos compreendam a função didática da apresentação, garantir a diversão do público, do que fazer uma apresentação quilométrica em que a maioria saia dando “graças a Deus que acabou”.

6- Prepare uma dinâmica que promova integração, relaxamento e concentração para fazer com seus alunos no dia da apresentação e merda pra vocês!

Curiosidades

Porque as pessoas desejam merda antes de um espetáculo?

Uma das explicações remonta à França do século XIX, quando o público chegava às casas teatrais em carruagens ou a cavalo. Os arredores do teatro lotado das fezes desses animais, além do odor insuportável, significavam que muita gente havia comparecido para assistir à montagem. Dessa forma, a expressão “merda” passou a significar boa sorte para a companhia.

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • sound
  • youtube
  • facebook

PARCEIROS

bottom of page